Em 2021, no estudo “Aprender pelo nosso planeta”, a UNESCO analisou os programas e currículos escolares de 50 países e chegou à conclusão de que metade dos programas não fazia qualquer referência às mudanças do clima, e apenas 19% se debruçavam sobre a perda de biodiversidade. Por isso a UNESCO anunciou o objetivo de incluir a educação para o Oceano nos currículos escolares em todos os seus estados-membros até 2025. Em Portugal, nos últimos anos, têm surgido várias iniciativas para melhorar a Literacia da comunidade escolar, mas o percurso a fazer para que a temática seja uma constante nos currículos escolares e para que os docentes se sintam à vontade para leccionar sobre a mesma, ainda é longo.
Neste âmbito, investigadores do MARE estão a organizar uma oficina de formação onde se pretende que os docentes se sintam motivados e confiantes no ensino de diferentes temáticas associadas ao Oceano, desde o seu estado atual, passando pela monitorização, as causas e consequências para a degradação da qualidade ambiental e as novas oportunidades. A oficina decorrerá no contexto das metas do desenvolvimento sustentável.
Inscrições: https://cfaebeiramar.pt/formacao/#collapse385