Entre julho e início de agosto deste ano, investigadores do MARE, mergulharam ao largo de Timor-Leste, numa expedição científica que identificou mais de uma centena de espécies de nudibrânquios, 30 das quais são potencialmente novas espécies.
Esta descoberta chamou a atenção da SIC, o que valeu um destaque à mesma, e ao investigador do MARE Joaquim Reis, no Primeiro Jornal. Note-se que a mesma já tinha sido alvo de peça jornalística no jornal Público.
"Alguns exemplares das espécies que encontrámos foram preservadas e trazidas para Portugal e Espanha, onde estão a ser estudadas do ponto de vista da morfologia e anatomia, portanto em laboratório, e também da genética", explica Joaquim Reis à SIC. "Esses estudos comparativos é que permitem por um lado verificar se são espécies novas, se nao têm comparação com outras que nós conhecemos e, se assim for, depois necessitam de um processo de descrição formal, que depois é publicado em artigos científicos da especialidade."
Pode ver o vídeo da reportagem da SIC, aqui.
Esta expedição à costa norte de Timor-Leste durou 15 dias e contou com a participação não só dos investigadores do MARE e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, como da Universidade Autónoma de Madrid, Marta Pola. E contou também com a colaboração da Universidade de Timor-Leste, do Instituto Português de Malacologia, da Universidade de Cádiz e da Dreamers Dive Academy, um centro de mergulho e investigação em Timor-Leste.
Pode ler mais sobre esta notícia aqui.