O #EMDInMyCountry está on e o MARE está com ele
O European Maritime Day in My Country 23 está aí e o MARE vai novamente participar. As Unidades Regionais de Investigação UCoimbra, Politécnico de Leiria, NOVA, ISPA, UÉvora e Madeira já puseram as mãos ao trabalho e têm atividades preparadas! Do MARE são 34 iniciativas entre abril e setembro. E este ano três investigadores do MARE Sílvia Lourenço, a Ana Pombo e o David Jacinto irão inclusivamente ao European Maritime Day em Brest, França, nos dias 24 e 25 de maio, apresentar um workshop Invertebrates’ aquaculture: towards circular model, no dia 24 de maio pelas 14h30.
O MARE-Madeira está a articular com diversas escolas as atividades “Mar: importância e ameaças”, “Mergulhando com o Cachalote”, “À procura de microplásticos”, “Jogos do mar”, assim como a atividade “Aquicultura: o potencial e a necessidade de cultivar no mar”.
O MARE-UÉvora tem “viagens” preparadas para a zona costeira e bacias hidrográficas alentejanas. Na praia de São Torpes, em Sines, os investigadores vão à maré dar a conhecer a biodiversidade e ecologia das plataformas rochosas marinhas. Já em Castro Verde, irão dar a descobrir os peixes migradores, diádromos e potamódromos, as suas especificidades e o que os ameaça. Há também planos de gestão e conservação a conhecer. O futuro trabalha-se para ser positivo?
O MARE-NOVA está a preparar as actividades Tejo escondido e Parlamento do Oceano. Esta última é uma atividade baseada nas sessões parlamentares do Parlamento Urbano, desenvolvido no âmbito da Declaração dos Direitos Urbanos. A ideia é promover o diálogo sobre os oceanos e escrever uma Carta do Oceano - um manifesto envolvente para alimentar a preocupação com o futuro do oceano.
O MARE-ISPA irá “mergulhar” nas Piscinas Municipais de Sintra com o “Kids Dive - Descobrir os Oceano” e desta forma abrir a porta ao mundo subaquático.
O MARE-Politécnico de Leiria irá focar-se nas áreas de Biotecnologia Marinha, Sustentabilidade e Alimentos do Mar. Para criar uma ponte entre a sociedade e o mar - Sociedade Azul - irá dinamizar atividades: "Algas marinhas": A Cor das Algas / Algas como a Comida Antiga da Futuro".,“Como o Mar pode contribuir para uma Alimentação Sustentável, Saudável”, O MARE vai à escola, “Marés, Ondas e Biologia Marinha no Parque”, e “Oceano Sénior - Biologia Marinha no Museu”.
O MARE-UCoimbra terá atividades distribuídas pelas cidades de Coimbra, Figueira da Foz e Ansião para a comunidade escolar. Começará na praia com uma atividade de Ciência Cidadã - “Viajantes do Oceano”, passando depois pelo Mercado Municipal Engenheiro Silva com “Olhó Peixe Fresquinho! Dará também a conhecer a relação entre o Oceano e o Lixo Marinho, as Alterações Climáticas e a Biodiversidade e a Conservação dos recursos. Terminará com duas caminhadas pelas plataformas rochosas da Praia da Tamargueira para alunos e professores no contexto do projeto bLueTIDE, para descobrir a biodiversidade intertidal, as ameaças mais comuns e as metodologias usadas para recolher amostras nestes espaços.
O #EMDInMyCountry é uma iniciativa concebida em 2018, que estende o alcance de sensibilização do European Maritime Day a todos os países da União Europeia para além daquele que recebe oficialmente esta celebração anual. Tem-se tornado cada vez mais notável reunindo a comunidade marítima europeia para discutir, criar e articular soluções conjuntas para os oceanos. Lançar o desafio para, entre abril e outubro, empresas, governos, instituições públicas, ONGs e universidades participarem neste desafio foi ideia da Comissão Europeia. E muito bem aceite. O evento tem atraído mais de 25 mil participantes todos os anos através de atividades locais, ações de literacia marítima, passeios ecológicos, visitas a museus marítimos, navios, aquários e estaleiros. Tudo isto com um “estilo” lúdico, de forma a atrair também o público mais jovem.