O MARE comemora o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência com 50 investigadoras e 333 alunos [atualizado]
Um dia importante: o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência. O MARE não poderia deixar de celebrar este dia, que se comemora anualmente a 11 de fevereiro, para destacar o papel importante que as mulheres têm na produção de conhecimento científico. Importa sensibilizar a sociedade para a relevância de quebrar as barreiras impostas pela desigualdade entre géneros, nomeadamente, no acesso à educação e à progressão nas carreiras.
Este dia importante - o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência contará com 50 investigadoras e 333 alunos em quatro Unidades Regionais de Investigação (URI): Universidade de Coimbra|MAREFOZ; Politécnico de Leiria|CETEMARES, Universidade de Évora e MARE-MAdeira/ARDITI. A atividade a realizar será o comummente conhecido Speed Dating - conversas breves e enérgicas sobre a investigação.
Sendo o mar uma área de investigação interdisciplinar, neste importante dia aproveitámos para convidar estas cientistas, de várias áreas de investigação, e múltiplos Centros de I&D para participar, associando-nos assim a diversas entidades.
Por Unidades Regionais de Investigação
O MARE-UCoimbra associou-se ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, no âmbito dos projetos GendER@UC EEAGrants, Ri4C2 e Equal.STEAM, à Câmara Municipal da Figueira da Foz, à Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas AMONET, à Agência Nacional Ciência Viva, e ao Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas Figueira Norte da Figueira da Foz para comemorar este dia importante.
30 investigadoras das mais diversas áreas - Engenharia, Física, Artes, Química, Saúde, Ambiente, Antropologia, Neurociências – irão conversar com 236 alunos, do 10º ao 12º ano, da Escola Secundária Cristina Torres na Figueira da Foz.
A atividade, com a coordenação da Investigadora Zara Teixeira, terá o apoio dos investigadores Ana Bóia, Cátia Marques, Cláudia Moreira, Tiago Verdelhos, Carlos Gonçalves, João Fernandes, Diana Marques e Luís Resende, do Laboratório MAREFOZ
O MARE-Politecnico de Leiria associou-se à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar para comemorar este dia importante.
As investigadoras Susete Pinteus, Filipa R. Pinto, Silvia Lourenço e Joaquina Pinheiro do MARE das áreas de recursos alimentares marinhos, biotecnologia e aquacultura irão conversar com 17 alunos da Escola Secundária de Peniche.
A atividade conta com a coordenação de Carmen Elias e Sónia Cotrim do MARE-PL.
O MARE-UÉvora associou-se ao GabIgual (Gabinete para a Igualdade de Género e Inclusão) da Universidade de Évora para comemorar este dia importante.
Oito investigadoras da área das Ciências Aquáticas, História, Artes, Saúde, Psicomotricidade e Mecânica irão conversar com 40 alunos do 11º ano da Escola Secundária André de Gouveia, em Évora.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora e do Clube Ciência Viva da Escola Secundária André de Gouveia. A atividade conta com a coordenação de Mélanie Costa, membro do MARE-UÉ.
O MARE-Madeira contará com o apoio de 8 investigadoras da ARDITI, Observatório Oceânico da Madeira, Instituto D. Luiz, Instituto de Tecnologias Interativas (ITI) e NeuroRehabLab.
Estas investigadoras irão conversar com cerca de 40 alunos da EBP1/PE da Achada sobre áreas como a Biologia Marinha, Geofísicas e da Informação, Ciências do Desporto, Biologia e Gestão Marinha, Psicologia, Media Digital e Inteligência Artificial
A atividade, a cargo da investigadora Sónia Costa, decorrerá no Ed. Madeira Tecnopolo.