O MARE – Centro de Ciências do MAR e do Ambiente, através das suas unidades regionais de investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Universidade de Évora, esteve presente na XIX MORAPESCA-Feira de Artigos de Pesca Desportiva, realizada em Mora entre os dias 3 e 5 de março.
O MARE foi o único centro de investigação a estar presente neste certame com um stand permanente, tendo os seus investigadores tido igualmente a oportunidade de apresentar alguns projetos em curso, relacionados com a temática da pesca lúdica e desportiva. O MARE organizou um conjunto de apresentações sobre alguns projetos que estão a decorrer neste centro, nomeadamente o MEGAPREDATOR e o CRER. O investigador do MARE João Gago abordou a perceção que os pescadores têm relativamente ao siluro, quer em termos de pesca lúdica, quer em termos do impacto que causa à fauna piscícola nativa. O investigador do MARE Carlos Alexandre teve a oportunidade de dar a conhecer o projeto CRER, realizado em parceria com o Município de Figueiró dos Vinhos, e que representa uma abordagem inovadora à conservação das populações de truta-de-rio no nosso país e à sua promoção no âmbito da pesca recreativa sustentável. Ainda neste evento, o Diretor do MARE, Pedro Raposo de Almeida, teve também a oportunidade de participar numa mesa-redonda onde foi divulgado o Guia dos Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental e discutida a sua importância para a conservação e gestão destas espécies.
A MORAPESCA é unanimemente considerada a maior feita nacional exclusivamente dedicada à pesca recreativa, contando habitualmente com mais de 40 expositores, e mais 25 mil visitantes por ano.
Projetos MARE neste âmbito: