O projeto OneAquaHealth, liderado pela investigadora do MARE Maria João Feio, foi o destaque do 5º episódio da rúbrica “À Procura de Respostas”, uma iniciativa promovida pela Divisão de Comunicação da Universidade de Coimbra e iniciativa "A Nossa UC".
O projeto de investigação “Proteger os Ecossistemas Aquáticos Urbanos para Promover Uma Só Saúde” (OneAquaHealth) surge a partir de estudos anteriores que destacaram a importância dos ecossistemas urbanos, como as ribeiras, para o bem-estar das pessoas.
Liderado pela Universidade de Coimbra e com um financiamento de quase 5 milhões de euros, concedido pelo programa Horizonte Europa da Comissão Europeia, o projeto tem como objetivo principal demonstrar a estreita relação entre a saúde dos ecossistemas aquáticos urbanos e a saúde humana. Segundo Maria João Feio, a melhoria de um contribui diretamente para a melhoria do outro.
As ribeiras urbanas funcionam como “corredores verdes e azuis”, oferecendo benefícios como a redução do stress, a diminuição da pressão arterial e o aumento do bem-estar. No entanto, a urbanização crescente tem afetado esses ecossistemas, com poluição da água, invasão de espécies e a alteração das margens naturais.
Além de promover a preservação dos ecossistemas urbanos, o projeto inclui a criação de uma plataforma online que permitirá monitorizar a saúde dessas áreas, com a colaboração ativa dos cidadãos. Através de uma aplicação, os moradores poderão fornecer informações sobre as ribeiras locais, contribuindo para a recolha de dados e ajudando na tomada de decisões mais informadas.
Com 14 parceiros de 10 países europeus, o projeto “OneAquaHealth” pretende mostrar que a recuperação e a preservação das ribeiras urbanas são fundamentais para combater os impactos negativos da urbanização, como as mudanças climáticas, e melhorar a qualidade de vida nas cidades.
Para aceder ao episódio clique AQUI