A Escassez da Lampreia - Pedro Raposo de Almeida na RTP

No passado dia 22 de março, Pedro Raposo de Almeida, diretor e investigador do MARE, foi entrevistado no programa da RTP "Portugal em Direto", para uma reportagem sobre a escassez da lampreia em Portugal.

A escassez desta espécie nos rios portugueses está a causar um impacto negativo, não só do ponto de vista ambiental, com a perturbação do equilíbrio dos ecossistemas, mas também a nível económico. Para o diretor do MARE, os pescadores cuja atividade é baseada na exploração da lampreia, vão ser os primeiros a serem afetados, seguindo-se os festivais gastronómicos. Já este ano, os municípios de Penafiel e Penacova, viram-se obrigados a cancelar os seus festivais de gastronomia dedicados a esta espécie, devido à sua falta nos rios da região,

A lampreia terá perdido desde 2020, cerca de 80% da sua área de distribuição na Península Ibérica, fenómeno fortemente sentido no nosso país: "Há rios em Portugal que basicamente já não têm lampreia marinha" explica Pedro Raposo de Almeida. "O Douro por exemplo (...), o Guadiana também já não tem. O Tejo está em muito mau estado. E depois aqui na zona centro temos o Mondego, que apesar de tudo ainda tem alguns animais. O Vouga tem também mas está em risco, porque está a ser construída a ponte-açúde do Rio Novo do Príncipe, que não prevê a construção de uma passagem para peixes".

Para Pedro R. Almeida, esta escassez deve-se principalmente a opções pouco conscientes do ponto de vista ambiental, nas construções efetuadas nos cursos de água, como por exemplo, as barragens: "Há aquela coisa que hoje em dia também condiciona as pessoas, que é a disponibilidade dos fundos, sobretudo europeus, para executar as obras, e qualquer processo negocial arrasta a situação. Então as pessoas precipitam e fazem, infelizmente eu acho, sem consciência ambiental", explica o diretor.

Esta situação já foi exposta na reunião intermunicipal da região de Coimbra e, os autarcas pedem a tomada imediata de medidas.

 

Para ver a reportagem clique AQUI