Lançamento de Policy Brief sobre a gestão de espécies exóticas nas AMP da Madeira

Hoje, dia 3 de abril é lançado o Policy Brief do MARE para o desenvolvimento de uma Estratégia de gestão para contenção de espécies não indígenas (ou exóticas) em Áreas Marinhas Protegidas no Arquipélago da Madeira.  

Da autoria dos investigadores João Canning-Clode, João Gama Monteiro, Marisa Marques Gouveia, Paola Parretti, Susanne Schäfer, Soledad Álvarez, Patrício Ramalhosa, Ana Dinis, Carlos Andrade, António Dinarte Vieira, e Nuno Castro, o documento pretende alertar para a problemática da introdução de espécies exóticas nos ecossistemas marinhos da Madeira, e apresentar possíveis medidas para a sua gestão. 

Este Policy Brief, resulta de um estudo do MARE que permitiu concluir que, as AMPs de Porto Santo (Ilhéu de Cima) e Garajau são as que apresentam os maiores riscos de invasão por espécies exóticas, seguidas por Ponta de São Lourenço e Cabo Girão. O tráfego marítimo é apontado como a principal causa desta possível invasão e proliferação de espécies exóticas, sendo apontadas as infraestruturas portuárias do Funchal, Caniçal e Porto Santo como os principais pontos de disseminação.

O Arquipélago da Madeira conta atualmente com nove AMPs, mas ainda carece de monitorização e eficaz para prevenir a dispersão destas espécies. Por essa razão, e por serem zonas altamente sensíveis, é urgente o desenvolvimento de estratégias de gestão mais eficazes em prevenir a introdução e proliferação de espécies exóticas no arquipélago.

Para fazer face a esta necessidade, o documento apresenta algumas propostas e recomendações preventivas. Estas incluem uma maior monitorização dentro e ao redor destas Áreas Marinhas Protegidas, a adopção de medidas de limpeza e inspeção de embarcações a fim de minimizar a possível transferência, e uma maior controlo do tráfego marítimo. 

Para além disto, é realçado a necessidade de uma cooperação internacional ao utilizar-se este modelo noutros arquipélagos na Macaronésia, de forma a fortalecer os esforços globais contra a ameaça das espécies exóticas invasoras.

 Os Policy Briefs do MARE são resumos curtos em português que traduzem os resultados científicos e detalham recomendações práticas para a gestão e definição de estratégias políticas administrativas com base na investigação desenvolvida no centro. Têm como objetivo aproximar o conhecimento científico dos atores-chave regionais e nacionais, apoiando decisões informadas nas áreas de política científica, gestão de recursos marinhos e do espaço marítimo, proteção ambiental e conservação marinha.

 

Para aceder ao Policy Brief clique AQUI
Para aceder ao estudo clique AQUI

 

Texto por Patrícia Carvalho