Investigador do MARE é co-autor de publicação na Nature: Base de dados sobre a fenologia da frutificação

O investigador do MARE Jaime Ramos é co-autor do artigo "O armário: Fruiting phenology data for 4.426 plant taxa in Portugal (1926-2013). O artigo é fruto do trabalho desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra.

Condições como a temperatura, luz e humidade dos principais acontecimentos de vida das plantas (fenologia), estão atualmente em constante mudança devido às alterações climáticas. Como consequência, fenómenos como a floração estão a ocorrer fora do seu tempo, podendo perturbar o equilíbrio dos ecossistemas.

Apesar disso, existem lacunas no conhecimento de processos-chave como a época de maturação dos frutos, devido principalmente, à falta de dados abrangentes a longo prazo.

Neste contexto, a equipa de investigadores da Universidade de Coimbra, na qual integra o investigador do MARE Jaime Ramos, desenvolveu a base de dados Index Seminum (catálogo de troca de sementes) do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Esta base de dados é constituída por 127.747 registos, curando entre 1926 e 2013. As sementes pertencem a 4.462 taxa, recolhidos de indivíduos espontâneos e cultivados em Portugal, incluindo espécies autóctones e introduzidas. Encontra-se ainda registado, o dia e local de recolhas, bem como a espécie ou taxa infra-específico

Para isto ser possível, a taxonomia foi selecionada manualmente, e posteriormente harmonizada de acordo com a taxonomia de base do GBIF (Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade)

 

Para aceder ao artigo clique AQUI