Plataforma SNIPAD disponível ao Público

Já se encontra disponível ao público uma plataforma websig interativa sobre os peixes de água doce e migradores diádromos de Portugal Continental, o SNIPAD.

O SNIPAD é uma ferramenta de apoio ao conhecimento, que reúne, sistematiza e facilita o acesso à informação de natureza científica, técnica e administrativa, sobre aquele grupo de espécies, dirigindo-se a uma ampla diversidade de utilizadores: o público em geral, pescadores, técnicos, investigadores, e entidades envolvidas na proteção, conservação e gestão dos recursos aquícolas.

Esta plataforma possui duas funcionalidades principais: o Portal de Dados e o Peixe-robot.

Na área do Portal de Dados, o utilizador pode obter informação sobre as espécies nativas e exóticas que ocorrem em Portugal Continental, consultar os mapas e as listas de registos de ocorrência.

O Peixe-robot é uma aplicação onde o utilizador conta com o apoio de identificação interativa, para descobrir qual a espécie que observou, com base nas suas características morfológicas. Dispõe ainda de uma ferramenta adicional que deteta a localização do utilizador, e com base nessa informação geográfica disponibiliza uma lista de espécies que ocorrem nas proximidades do local onde se encontra.

O SNIPAD foi desenvolvido no âmbito do projeto Livro Vermelho e Sistema Nacional de Informação dos Peixes Dulciaquícolas e Diádromos de Portugal Continental. Financiado pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental, este projeto foi promovido pela FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, através de duas Unidades de I&D – cE3c e MARE -, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., e contou com a colaboração de especialistas de várias instituições.

 

Para aceder à plataforma clique AQUI