A Universidade de Évora está a organizar um Blended Intensive Program sobre restauro ecológico para a sustentabilidade dos ecossistemas, a decorrer em várias sessões online e presenciais, entre 17 de junho e 20 de setembro. Este programa é organizado por um consórcio do qual fazem parte Carlos Alexandre e Pedro M. Anastácio, ambos investigadores do MARE.
O restauro ecológico é uma ciência relevante e uma ferramenta prática fundamental para a conservação da biodiversidade, que tem como objetivo recriar, iniciar e acelerar a recuperação dos ecossistemas após terem sido alterados ou degradados por perturbações. Existe uma promessa e uma procura crescente de acções de restauro ecológico, enquadradas em várias políticas europeias, que exigirão profissionais qualificados e com boa formação. Este BIP foi concebido para fornecer aptidões e competências que permitam compreender melhor a complexidade ecológica e de conservação e integrar capacidades analíticas e operacionais na implementação de planos de restauro.
Candidaturas até 12 de Abril AQUI
Para mais informações sobre o programa clique AQUI
Mais informações sobre o Blended Intensive Program :
A Universidade de Évora, em conjunto com a Universidade da Extremadura, a Universidade de Ciências do Ambiente e da Vida de Wroclaw, a Universidade Tecnológica do Atlântico (ATU, Irlanda), a Universidade de Parma (UNIPR) e a Universidade de Angers (UA) oferecem aos seus alunos a oportunidade de participar num Programa Intensivo Combinado. O BIP é oficialmente aprovado pela UE no âmbito do programa ERAMSUS+ 2021/2027.
Os BIPs são um dos novos e inovadores formatos de mobilidade estudantil introduzidos pelo novo Programa Erasmus+ 2021-2027. Estes programas, desenvolvidos conjuntamente por várias instituições de ensino superior, apresentam abordagens pedagógicas avançadas e inovadoras que combinam mobilidades presenciais (físicas) de curta duração com a aprendizagem virtual.
Os BIPs são inerentemente transnacionais e transdisciplinares, uma vez que os currículos são desenvolvidos e leccionados em conjunto por instituições parceiras em diferentes países. A combinação de espaços de aprendizagem presenciais e virtuais permite que estudantes e professores experimentem e troquem métodos de ensino e aprendizagem altamente colaborativos, baseados em desafios e na investigação.