Projeto MAR2030 assegura meio milhão para restaurar os sapais

Arrancou na semana passada, o projeto µRESTART que pretende recorrer a bactérias bioestimulantes marinhas para melhorar a eficiência dos processos de restauro dos ecossistemas de sapal.

Liderado pelo investigador do MARE Bernardo Duarte, o projeto conta com também com os colegas Vanessa Fonseca, Ricardo Melo e Susanne Tanner da mesma unidade, e uma equipa multidisciplinar de outros investigadores do BioISI – Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas e do CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, e dos laboratórios associados ARNET – Rede de Investigação Aquática e CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade.

Os sapais apresentam um importante papel ecológico e socioeconómico, mas têm sofrido um preocupante declínio devido a pressões antropogénicas. Para além da perda de biodiversidade vegetal, existem importantes impactos negativos na fauna dependente do sapal, nomeadamente nas espécies piscícolas de interesse comercial. A recuperação destes ecossistemas torna-se fundamental!

O plano de trabalhos deste projeto pretende estudar os sapais nacionais, identificando e caracterizando os microrganismos marinhos que vivem junto às raízes das plantas de sapal e que apresentam potencial para estimular o seu crescimento. Estes microrganismos serão depois testados, em laboratório, como 'fertilizantes naturais' em plantas sujeitas a condições de stress. Após a seleção dos microorganismos com maior potencial bioestimulante, espécies de plantas de sapal serão transplantadas, num ensaio piloto num sapal degradado, e inoculadas com os microorganismos previamente selecionados. As áreas transplantas serão então acompanhadas e monitorizadas.

Os resultados do projeto permitirão criar planos de ação para o acompanhamento da recuperação de sapais e compreender qual a melhor solução de bioestimulantes marinhos para restaurar estes ecossistemas.

Este projeto de dois anos é financiado pelo Programa Operacional MAR2030 num valor total de 502 080 euros.