Veronica Albanese

Retrato de Veronica Albanese
Email: 
vealbanese@ugr.es
URI: 
MARE - NOVA
Habilitações: 
Doutoramento
Dominio de investigação: 
Sistemas Costeiros e Oceano
Linhas de investigação: 
Governança e Literacia

Resumo da atividade

Sua tese de doutorado em Etnomatemática versava sobre as práticas matemáticas de artesãos argentinos que faziam tranças de couro. Interessa-se pelas questões Etnográficas da Etnomatemática, enfocando as possibilidades da etnografia crítica. No seu estudo de pós-doutoramento em Portugal, está a trabalhar na construção e partilha de conhecimentos locais com a comunidade piscatória da Costa de Caparica, no âmbito da Educação Comunitária dentro do grupo OLO - Observatório de Literacia Oceânica

Destaques

Albanese, V., Adamuz-Povedano, N., & Bracho-Lopez, R. (2017). Ethnomathematics: Two Theoretical Views And Two Approaches To Education. In: M. Rosa, L. Shirley, M. E. Gavarrete, W. V. Alangui (Eds.), Ethnomathematics and its Diverse Approaches for Mathemat Albanese, V., Perales, F. J., y Oliveras, M. L. (2016). Matemática y lenguaje: concepciones de los profesores sobre las matemáticas, una mirada desde la etnomatemática. Perfiles educativos, 38(152), 31-50. ISSN 0185-2698 Albanese, V., & Perales, F. J. (2014). Microproyectos etnomatemáticos sobre danzas folclóricas: aprender matemática desde el contexto. Profesorado, revista de currículo y formación de profesorado, 18(3), 457-472. Albanese, V., y Perales, F. J. (2014). Pensar Matemáticamente: Una Visión Etnomatemática de la Práctica Artesanal Soguera. RELIME - Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, 17(3), 261-288. Albanese, V., Oliveras, M. L., y Perales, F. J. (2014). Etnomatemáticas en Artesanías de Trenzado: Aplicación de un Modelo Metodológico elaborado. Bolema - Boletim de Educação Matemática, 28(48), 1-20 Gavarrete, M. E., y Albanese, V. (2018). Abordar la ubicación espacial y el plano cartesiano desde la Interculturalidad. Uno - Revista de Didáctica de las Matemáticas, 82, 23-30. Albanese, V., Adamuz-Povedano, N., & Bracho-López, R. (2017). Development and contextualization of tasks from an ethnomathematical perspective. In: Anna Chronaki (Ed.), Mathematics Education and Life at Times of Crisis (pp. 205-211). 978-960-9439-48-0. Vo OLO - Observatório de Literacia Oceânica